sábado, 13 de junho de 2009

Chances

Hoje vou falar de um assunto não tão engraçado, mas que não deixa de ser curioso.
Não queria puxar esse assunto, até porque odeio a exploração da mídia, mas se você vive neste planeta sabe ao menos um pouco sobre o acidente com o voo 447 da Air France, duas semanas atrás. Eu, particularmente, me sinto afetado pelo acontecido, pois é o mesmo voo que minha irmã e meu irmão já pegaram pra europa. Enfim, não é sobre isso que quero escrever.

Fiquei sabendo essa semana, de uma possível passageira italiana, que iria embarcar neste voo. Ela era italiana, e passava as férias com o marido no Brasil e ambos cancelaram o seu embarque, tomando outro avião pra Paris na mesma semana. No entanto, nessa mesma semana, ela viria a sofrer um acidente de carro em uma estrada da Áustria.
Seu nome e outras informações não vêm ao caso, essa história é só para ilustrar o que eu quero dizer. Quem quiser saber da história por completo, pode ler a notícia em inglês aqui.

Alguns comentários padrão sobre o acontecido, dizem que foi o destino. Que, como no filme 'Premonição', ela não consegui enganar a morte. Coisas assim, que saltam ao nosso imaginário com situações como essa.
Mas querem saber? Pra mim isso tem nome e sobre nome: probabilidade e coincidencia. E falando de probabilidade, se pararmos pra pensar, esse acontecido só nos mostra uma coisa, muitas pessoas escapam de acidentes de avião, pois se a remota chance de alguém se envolver em dois acidentes sérios na mesma semana é real, esse casal não é tão raro assim.
Quantas pessoas escapam de acidentes? Quantas pessoas evitam problemas maiores, somente por demorar pra amarrar os cadarços. Para falar nisso, seria legal comentar fisíca quântica, dimensões e outras coisas, mas não vou perder um post inteiro. Deixe pra outra vez.

No ano passado, na semana entre os dias 8 e 15 de setembro, eu comentei com meu irmão sobre um filme chamado 'Os Intocaveis'. E na mesma semana, dois amigos seus também comentaram esse filme. No dia 15, própriamente dito, que marca o aniversário de meu pai, eu estava trabalhando e somente meu irmão pôde ir a casa dele passar a tarde. Chegando lá, ele comentou sobre o filme com meu pai, que o tem em casa. Sugeriu que assistissem.

Começa o filme, e se alguém já viu e lembra, pode recordar que aparece um calendário, marcando justamente o dia 15 de setembro.
Qual a probabilidade de alguém, assistir esse filme, por ter sido comentado mais de uma vez durante a semana, no aniversário do seu pai que coincide com a data inicial do filme?
Muito pequena... Mas ainda é uma probabilidade.

Feito eu, que assitia 'De Volta Para O Futuro', no meu aniversário que caí no dia 27 de outubro. Dia em que, curiosamente, Marty McFly volta para o presente no filme, no ano de 1985. Agora, eu tenho 23 anos. Façam as contas.

Probabilidade não é ceticismo. É realidade. Realidade e curiosidade.

7 comentários:

Anne Turner disse...

Caraca Dud! Q massa teu texto!
Realmente, eu nunca havia parado pra prestar atenção nessas coisas... Vo começar a reparar mais, ateh em filmes! Mas ou, legal mesmo... Não a morta lá, mas o q vc disse.
kkkkkkkkkkkkkk

Bjão na testaaa garotudooo!
kkkkkkk

Arthur onii-san disse...

Como vcs tão sempre comentando no kiwi, acho que seria justo eu comentar nos garotos bolha. probalidade é uma coisa sinistra, mas que so serve para criar paranoias, por exemplo, a probabilidade de um meteoro atingir a Terra é maior que as suas chances de ser atacado por um tubarão ao nadar no mar.

Edbucker disse...

Assim com a probabilidade de uma pessoa morrer intoxicada por Antrax, é menor do que sendo esmagada por uma maquina de refrigerantes.
O lance é manipular a informação, esconder o outro lado.

E fica tranquilo velho... Não precisa comentar aqui por obrigação não. A gente não vai lá por educação, é pq gosta mesmo.

uhashuashuasuhasuhas

[]s

Arthur onii-san disse...

Eu tava zuando, eu to sempre vendo o blog de vcs, mesmo antes de estar no kiwi eu ja acessava os garotos bolha.eu so fui deixar um comentario agora pq foi a primeira vez que eu tinha algo descente pra dizer.

Stephie" disse...

É, probabilidade realmente é uma coisa curiosa e assustadora. E que estranhas essas coincidencias com filme, até engracado voce falar dessas coincidencias um dia depois de eu descobrir que no filme exterminador do futuro o dia do julgamento (dia skynet toma conciencia propria) é no dia do meu aniversario.. mas nunca assisti exterminador do futuro no dia do meu aniversario, nao lembro nem se eu ja vi o filme inteiro.. entao acho que nao se encaixa.. mas tanto faz.. hahaha
Deixando a idiotice ai de cima de lado, gostei do post.

Anne Turner disse...

Olha o texto do Dudz fazendo sucessooo!! To falando que tu tem talento meninão!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Ou, essa história que a Stephie contou, eu ia ficar com medo véééi... A skynet é tão do mal!
kkkkkkkkkkk

Álvaro Marcolino disse...

A data do meu aniversário nao calha com nenhum acontecimento interessante. Viu que coisa imporvável?