domingo, 16 de dezembro de 2007

A vida no capitalismo e no socialismo



Essa postagem não segue o princípio do blog, porém é uma coisa muito interessante e apesar de ser um texto longo para aquelas pessoas preguiçosas, vale a pena ler.





Quem criou o texto foi Hugo Lima (o menino com cara de mal da foto). Apesar de ser o cara mais gostoso do quarto dele, ele tirou um tempo para discutir sistemas políticos e fez o texto para exemplificar muito bem como seria uma sociedade capitalista e uma socialista.





O profile do autor: http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=15353252970968546304



Socialismo

Num bairro de classe baixa, no mesmo mês, nasceram 3 crianças: João, Maria e Augusto, que viraram grandes amigos quando crianças.

Augusto sempre foi bom em futebol, enquanto João e Maria nunca conseguiam dominar a bola nos pés, mostrando uma falta de habilidade imensa, principalmente quando junto de Augusto. No entanto, os três sempre recebiam bolas iguais para jogarem, bolas miseráveis, que para Augusto, não se aderiam à sua habilidade e não desenvolviam seu futebol do jeito que desejava. Podia não ser nada demais para João e Maria, mas para Augusto, era sua paixão.

Os três estudavam na mesma escola, colegas de turma. João sempre foi o melhor da turma, se interessava pelas matérias. Era bom em matemática, escrevia ótimas redações, amava as aulas de ciências e história. Já seus amigos, Augusto e Maria, nunca quiseram nada com a escola, gazeavam aulas, conversavam e não se interessavam em aprender. Contudo, todo começo de ano, a professora dividia os cadernos e lápis em três e entregava um pedaço para cada um. O caderno de João enchia antes do final do 1º semestre e ele não podia pegar outro, enquanto o de seus amigos mal ia até a metade, e João sempre desejava que os cadernos fossem divididos para quem estudasse mais, mas tinha que usar a mesma metade de caderno de seus amigos “vagabundos”. Para Augusto e Maria, isso não era nada, mas para João, era sua paixão pelos estudos e a qualidade de seu futuro emprego em jogo.

Os três cresceram. Augusto lutou com o fato de ter de ter uma bola ruim, mas praticou, praticou muito e hoje é o artilheiro da Série A2 do Campeonato dos clubes de seu estado. Ganha 3 mil reais mensais. João estudou, usou ao máximo seu terço de caderno, gastou todas as metades de lápis que recebia, virou um médico de renome nacional, faz cirurgias e transplantes de coração (que já são poucos, devido à falta de doadores), atende todas as pessoas e faz plantão dois dias da semana no hospital da região. Ganha 3 mil reais mensais.

Maria não estudou, não batalhou pra praticar nada, não lutou com suas dificuldades, apenas se aproveitava dos amigos. Ficou muito bonito, com um corpo lindo, hoje é prostituta, trabalha 5 ou 6 dias, à noite e tem um quarto para seus clientes num motel numa rua junto de uma grande avenida. Ganha 3 mil reais mensais.

Essa sociedade é justa?



Capitalismo de Hoje em Dia

João, Maria e Augusto nasceram na mesma época. João nasceu num bairro de classe média, num prédio meu caído, com a família, que sofria algumas dificuldades e vivia bem. Maria nasceu na favela, no meio do morro, numa casa de pau-a-pique e sua família vivia de prestações e dívidas. Augusto nasceu no hospital mais caro da cidade, morava num prédio de luxo na beira-mar, com seus pais empresários.

João estudou numa escola mediana, tentou prova para um colégio da Universidade, que é de graça e ótimo, mas não passou, devido a sua falta de base educacional. Conseguiu, depois de muito estudo, passar na Universidade Federal de Medicina de estudo, conseguiu vaga de estágio num prédio da Universidade, mas nem seus pais, nem ele com seus empregos temporários, tinham dinheiro para livros caros, viagens de experiência e ele se tornou um profissional lutador, mas não muito capacitado. Hoje trabalha numa rede de hospitais federais e faz plantão 3 dias da semana, semana sim, semana não. Ganha 3 mil reais por mês.

Maria sempre sofreu com dificuldades. Estudou num colégio público muito vagabundo, mas sempre foi a primeira da turma. Tentou colégios da Universidade e a própria faculdade lá, mas seu ensino de péssima qualidade não a fez ingressar, mesmo com muito estudo e esforço. Para bancar a faculdade particular merreca que arranjara, era aviãozinho do tráfico, fazia vigílias noturnas na favela e organizava festas dos traficantes. Estes começaram a boicotá-la, fazendo uso dela de objeto sexual para que conseguisse seu dinheiro. Foi expulsa da faculdade por não poder pagá-la, e se vendia cada vez mais aos traficantes.

Para sustentar os 3 filhos de traficantes que a assediaram sem camisinha, hoje ela continua de aviãozinho, organiza festas e trabalha como prostituta em muitas delas. Não ganha mais do que mil reais por mês.

Augusto sempre estudou no melhor colégio da cidade. Tinha as melhores roupas e materiais, mas mal estudava, só sabia gazear aulas, fumar em becos com os amigos do mesmo “tipinho”, arrumar brigas. Era o mais durão e rico do colégio. Não passou em nenhuma Universidade Federal de seu estado, mas mesmo assim ganhou uma Hilux do pai em seu 18º aniversário, que também lhe pagava a faculdade particular de administração. Fazia festas, ficava bêbado, transava com todas as colegas de faculdade, dando presente a elas, já capotou o carro várias vezes. Depois de completar a faculdade sem conseguir nenhum estágio, foi trabalhar na empresa de consultoria do pai, na função de Gerente Financeiro. Hoje ganha 12 mil reais mensais e é o único herdeiro da herança do pai, avaliada em 2 milhões de reais.

Essa sociedade é justa?






A terceira parte do texto eu não coloquei aqui porque ela gera dúvidas se o sistema político descrito funcionaria ou não. Mas para quem quiser ler está nesse link:
http://www.orkut.com/CommMsgs.aspx?cmm=41934426&tid=2571916443660844434&na=1&nst=1



That's all folks



Garoto-bolha: Lino Marco Marcolino

Casamento do século.... mas qual século???


Realmente é um casal que não se vê todo dia..... nós do Garotosbolha desejamos felicidades aos pombinhos!!!
Dizem as más linguas que o casamento foi realizado nas antigas muralhas da China, as quais Oscar ajudou a erguer!! A festa contou com a presença também de convidados ilustres como: Jesus, Lucy, Leonardo Da Vinci, Ramsés, Nabucodonosor, D. João XI e o apóstulo Tiago!!
Agradecimentos ao site: www.fabricadequadrinhos.com.br
Garoto-Bolha responsável: Coca-Cola Tavares