terça-feira, 21 de dezembro de 2010

A incrível Filosofia de uma Bolha #1 (Segunda Temporada)

Eba, é Natal de novo!
Esta é uma época do ano que eu particularmente gosto muito. Natal é sinônimo de alegria, amizade, união, paz e... show do Roberto Carlos na Globo?
É sério, tem muita gente que espera o ano todo para chegar o Natal e ver o Robertão cantando as mesmas músicas que ele canta todo santo ano! Nada contra o "Rei" (que pra mim é no máximo um conde), mas tio, essas músicas tão passadas... meio século cantando " quando eu estou aqui, eu vivo este momento lindo" e falando que "são tantas emoções" acho que cansa qualquer um!
Além do mais, o Robertão fez dois shows num ano, grava CDs com as mesmas músicas de sempre e não precisa mais fazer nada o ano inteiro!
O que que ele tem a ver com o Natal? Será que um dia alguém da Globo parou e pensou: "Pô, caraca aí, tipo assim, tudo a ver Roberto Carlos e Natal, aí... super combina!"

Aliás, de figuras esdrúxulas simbolizando o Natal já estamos cheios. Preste atenção como provavelmente você nunca prestou na sentença a seguir: "Papai Noel conta com a ajuda de seus Duendes, em sua fábrica no Pólo Norte, para confeccionar os presentes que serão entregues para todas as crianças boazinhas do mundo na noite de Natal, com seu trenó voador puxado por renas"
Se formos analisar pela ótica natalina, não há nada de absurdo nesta oração, mas tente ver além da fábula.
Não vou me ater ao fato de que ele teria que entregar todos os presentes em apenas uma noite, pois já existem teorias conspiratórias sobre isto e eu quero conspirar sobre outras coisas. Para começar, Duendes sempre foram criaturas trapaceiras e traquinas (não o biscoito). Eles escondiam o ouro no fim dos arco-íris... eu nunca confiei neles. O que será, então, que o Papai Noel ofereceu a eles em troca de trabalho em sua fábrica de presentes? E se não ofereceu nada e na verdade os Duendes são obrigados a trabalhar, em uma nova lógica escravista, horas por dia sem descanso e sem direito a uma sindicato que os represente ou uma remuneração dígna?
Além do mais, por que Noel faria sua fábrica logo no Pólo Norte, onde a distância dificulta a entrega, contrariando toda a lógica do sistema mercantil? Será que não seria para ficar longe dos órgãos responsáveis por fiscalizar as leis trabalhalistas ou por que no Pólo Norte há incentivos fiscais e as leis ambientais são mais facilmente contornáveis?
Noel, Noel, de onde você tira a matéria-prima para confeccionar seus presentes, Noel? Hein?
Outra coisa que sempre me encomodou foi a questão das renas voadoras... desde quando RENA VOA? Se isso fosse verdade imagina o estrago que faria levar um cocô de rena na cabeça? Se de pombo já é uma merda!
Mas a questão principal, e o que me deixa mais injuriado, é como o foco do Natal saiu de uma comemoração familiar e sentimental para se enquadrar num sistema material de compra e venda. Deveriam aproveitar e mudar também o nome de "Natal" para "Presental".
Entendam bem, não é o fato de querer presentear os familiares e amigos que eu estou criticando, mas a visão de que esta época é uma época de ganhar presentes apenas.

Para terminar eu gostaria de acrescentar que NO BRASIL NÃO NEVA, P*RRA! Até porque aqui o Natal é no verão; então parem de simbolizar a merda do Papai Noel rodeado por neve e junto com bonecos de neve! O símbolo estadunidense de Natal não tem que ser vendido no mundo todo!

Muito obrigado pela atenção e um Feliz Natal para todos os 2 leitores e meio dos Garotos-Bolha!

Bolhabraços!

P.S.: Nada contra São Nicolau, inspirador da figura do Papai Noel, que dava moedas de ouro para famílias carentes para que elas pudessem passar o Natal com alguma condição, coisa que os "Papais Noeis" de hoje curiosamente esqueceram.