sexta-feira, 6 de março de 2009

Carta Aberta por Nitro

Quem acompanhou o blog na última semana, viu um post do colega Mirinda Tavares entitulado "Este é o dia!", onde o mesmo dissertou sobre a vitória do time Botafogo, que conquistou a Taça Guanabara.
Se te interessa, leia o que vem a seguir. Mas isso, na verdade, é pra ele.

Caro Grapette,

Fico contente de ver sua estima pelo meu querido time, o Botafogo. Imagino que quando nos deseja força, não está sendo de forma alguma sarcástico. Seria um espanto isso, ainda mais vindo de um flamenguista. Um de verdade.

Esses dias na internet, me deparei com essa imagem abaixo, onde eu pude ver outra "homenagem" de tais torcedores ao meu time.


Como vocês podem reparar, ele foi indo muito bem (leia-se, ridiculo) até que, no fim, não aguentou o tranco e mandou mal (como se não o tivesse feito antes).

São cenas e situações como essas, que me levam a bolar uma teoria.
O que faz dos flamenguistas (em sua grande maioria), flamenguistas, não é realmente a opção por um time, nem muito menos defender uma camisa, uma bandeira. De uma forma genérica, eu acredito que, grande parte destes torcedores escolhe seu time por conveniencia e comodidade. Aquela velha história: "não sei que time escolher, vou pela maioria". Isso pode ser notado em alguns casos curiosos. Se formos buscar informações sobre opções de times em outros estados além do Rio de Janeiro, podemos notar uma grande incidência de flamenguistas, ou corinthianos. O que, obviamente, não é o caso do colega Sukita. É apenas uma observação. Observação essa, que me leva ao seguite ponto: você conhece um flamenguista, realmente flamenguista? Daqueles que vai a todos os jogos, veste a camisa no dia-a-dia, sabe o hino inteiro de cór, assim como a escalação do time naquele jogo contra o Fluminense em novembro de 1975, onde eles perderam por 3 a 0, e ainda tem a carteirinha de contribuinte do clube?
É claro que eles existem. Senão, nem haveria clube. Mas eu realmente acho que, o Flamengo, nada mais é do que um time que, além de sorte em suas alianças perante o Clube dos 13 (grande responsável por arruinar times, que já foram grandes, como o América), conseguiu conquistar o carisma de torcedores genéricos por todo mundo. Sabe lá Deus como.
Só que, convenhamos, do que é feito o futebol? De quem sabe o que é futebol, ou de quem diz que torce pra se apresentar incluído e coerente com a massa?

Não digo que devemos deixar de torcer pro Flamengo, ou pra qualquer outro time por esses motivos. Só digo que, eu e os outros 30 ou 40 torcedores do alve-negro, com certeza vestimos nossas camisas com orgulho, sempre que podemos e queremos. Eu tenho mais de 15 delas, justamente para não precisar deixar de usá-las. E aposto que também há algum flamenguista que o faça com essa vontade de pertencer a um time, não a um grupo.
O que imagino ser o caso do amigo Itubaína Tavares, que se demonstrou tão lisonjeiro em sua homenagem e não foi nada sarcástico – como eu acredito que essa grande massa tola de torcedores de seu time pensa.

Não. Não ele. Não Pepsi Tavares.

Um abraço.
E ainda bem MESMO que você é flamenguista.